quinta-feira, 28 de junho de 2007

ETIQUETA NAS RECEPÇÕES, ALMOÇOS E JANTARES

Com certeza, onde mais ocorrem gafes são nas recepções, almoços e jantares formais.

Essas gafes, entretanto, poderiam ser evitadas se o executivo obedecesse algumas regras muito simples e fáceis de serem memorizadas.

Vamos conhecer estas regrinhas:

Almoço de negócios

- Um almoço de negócios jamais deve ultrapassar duas horas. É o limite.

- Também não deve ser muito rápido, é claro. Um almoço de 25 minutos é quase um lanche, ou seja, é um mau indicador. Provavelmente o negócio foi ruim.

- Num almoço de duas horas, entre o aperitivo, a comida e a sobremesa, tem-se aí uma média de 40 minutos. Se for um restaurante self- service, o tempo é menor ainda: 30 minutos em média. Assim, sobra mais

de uma hora para se discutir os negócios.

- Momento adequado para discutir negócios é depois do almoço.

- Muita gente come e fala de negócios ao mesmo tempo. Isso só é permitido se as pessoas se conhecem há bastante tempo. Aí não tem problema. Ambos sabem que dispõem de pouco tempo, então vão direto ao assunto, comendo e definindo os negócios. Mas, se é a primeira vez que acontece a reunião, não se deve fazer isso.

É o anfitrião que deve definir quando entrar nos assuntos relacionados aos negócios. É ele que diz o momento, e não o convidado.

Quem convida paga a conta

Outra recomendação importante: se for um almoço de negócios, quem convida paga a conta. A não ser que seja uma reunião-almoço entre subordinado e chefe. Nesse caso, o chefe paga sempre, mesmo que o subordinado tenha convocado a reunião. É uma questão de delicadeza, já que o assunto é trabalho.

Já quando um grupo de amigos ou amigas combina um almoço, lanche

ou jantar, a conta deve ser dividida igualmente pelo número de presentes. Nesse caso, é deselegante querer pagar a conta sozinho. Isso é regra de etiqueta.

Cuidados especiais

- Não se deve pedir a comida mais cara só porque foi convidado e o almoço vai ser pago pela empresa. Isso é uma gafe.

- Também deve-se evitar pratos "difíceis". É muito ruim você pedir uma comida e, depois, descobrir que não gosta do que pediu.

- O ideal é pedir explicações sobre os pratos para o garçom, até porque

o mesmo prato pode ser preparado de maneiras diferentes conforme a região ou país em que você estiver. Mas, se você pediu, você tem de comer.

O uso do guardanapo

É comum as pessoas ficarem indecisas sobre como utilizar o guardanapo de tecido no restaurante, seguindo as regras de etiqueta. Faça assim:

- Ao sentar, a primeira coisa que se faz é colocar o guardanapo no colo. Se for engomado, deixe-o dobrado na horizontal, pelos vincos, para que não escorregue.

- Sempre que for levar o copo à boca, passe antes o guardanapo nos lábios.

- Se precisar levantar da mesa durante a refeição, lembre-se de colocar

o guardanapo sobre a toalha, à esquerda do prato, sem dobrá-lo. Ao fim da refeição, após o cafezinho, faça o mesmo.

Como comer frangos e massas

Comer frango com as mãos é falta de etiqueta.

Por mais descontraída que seja a mesa, o correto é sempre usar garfo e faca. Em último caso, se outras pessoas não estiverem usando talheres e você não quiser deixá-las constrangidas, pode pegar uma asa ou uma coxa com o guardanapo de papel e comer com as mãos.

Já quando se trata de massas, precisamos atentar para o seguinte:

cortar o espaguete é uma gafe, principalmente em restaurantes italianos.

O correto é enrolar a massa no garfo, fazendo o movimento rotativo com o talher apoiado em sua extremidade. Assim, a massa absorve o molho. Pode-se também usar a colher como apoio. Ela fica segurada pela mão esquerda e o garfo leva a massa à boca.

Bebidas nos almoços de negócios

- De maneira geral, não se pedem bebidas alcoólicas em almoço de negócios. Em alguns círculos, pode-se até admitir, desde que não passe de uma única dose ou taça de vinho ou um aperitivo. E, ainda assim, quem deve sugerir a bebida é quem convidou.

- O anfitrião é que define se o almoço terá álcool ou não. O convidado jamais deve pedir. O mesmo vale para cigarros.

O recolhimento da cadeira

Num restaurante, quando alguém se levanta, não se deve empurrar a cadeira em direção à mesa. Essa tarefa cabe ao garçom.

Mas se a refeição for numa residência e não houver garçom ou copeira, aí sim, você deve colocá-la de volta ao lugar.

Gorjetas no restaurante

A gorjeta é uma forma de expressar um agradecimento por bons serviços prestados e não uma obrigação.

- No restaurante, a primeira coisa que você deve fazer antes de dar

uma gorjeta ao garçom é verificar se a conta inclui a taxa de serviço.

- Se não for cobrado, você deve dar 10% se o atendimento foi razoável, 12,5% se o atendimento foi muito bom e 15% se foi um serviço fora do comum. É a praxe.

- Se a taxa de serviço for cobrada, não é preciso dar gorjeta. Entretanto, você pode dar uma pequena quantia ao garçom como prova de apreço. Certamente o garçom lembrará disso numa próxima vez.

"Nas recepções (oficiais ou não) ou jantares em residências, em hipótese alguma dê gorjeta ao garçom, por mais discreta

que seja essa cortesia."

Nenhum comentário: